Minha experiência no Startup Weekend Women Joinville

abril 28, 2023
Featured image for “Minha experiência no Startup Weekend Women Joinville”

No último final de semana participei, aqui em Joinville/SC, da primeira edição do Startup Weekend Joinville na versão “Mulheres”.

O Startup Weekend (SW) é um evento promovido pela TechStars (que promove o maior conjunto de eventos de startups no mundo), que tem como desafio fazer com que os participantes em 54 horas (sim, cinquenta e quatro horas!) criem uma startup. Para isso, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas têm como missão fazer todo o possível para ir do caminho “from zero to hero” para criar seu empreendimento.

Descobrir, na prática, como criar uma startup é incrível. Eu, particularmente, já conhecia muito dos termos utilizados, pois como estudo sobre o tema e trabalho em uma Fintech tenho noções de conceitos iniciais. Porém, entre saber o que é um “Pitch*”, o que é “Pivotar**” e criar um “MVP***” e até fazer isso na prática há uma distância imensurável.

Não quero dar muitos spoilers, pois é uma experiência única. Mas o evento segue com a apresentação de pitchs, escolha de ideias, composição de equipes e, a partir daí, o real desafio: achar uma dor, um problema na sociedade e propor uma solução!  

Muitas vezes achamos que temos milhares de ideias maravilhosas que salvariam o mundo, mas a questão é: a sua ideia realmente reflete um problema? Bom, se a ideia não resolver um problema, muito provavelmente você já está no caminho errado para criação de uma startup, o que leva, inclusive, muitos empreendimentos a fecharem nos primeiros anos de vida. A verdade é que “devemos aprender o que os clientes de fato querem, e não o que eles dizem que querem ou o que achamos que devam querer” (RIES, Erik – Startup Enxuta). 

Após achar um problema, é necessário validar o problema, encontrar uma solução, validar essa solução, criar um MVP (Minimum Viable Product) e partir para ação! Ufa!

No caso da minha equipe (formada por mulheres incríveis, sem exceção) nós começamos a maratona de 54 horas achando que tínhamos uma ideia maravilhosa e, no meio do caminho, descobrimos que isso talvez não fosse um problema. A partir daí, o trabalho em grupo e a discussão de novas ideias se tornou essencial, pois já havíamos usado umas 30 horas para validar um problema que não utilizariamos (parece fácil, mas é desesperador). Depois de muita discussão, resolvemos mudar totalmente o nosso produto e contexto (pivotar) e, com dezenas de post-its, voltamos a pensar em problemas que gostaríamos de resolver e, finalmente, conseguimos!. Dessa vez, mandamos formulários e fizemos entrevistas para validar realmente o problema. No dia seguinte, achamos a solução e, por fim, criamos a FIXSAFE, nossa startup que, por meio de análise de perfil, monitoramento e rankeamento auxilia a promover segurança no ramo da prestação de serviços para mulheres (conto mais em outro texto). Nossa ideia ganhou a menção honrosa no Evento, prêmio onde os Mentores escolhem uma startup como referência, demais!

Bom, eu poderia escrever muito mais a respeito dessa experiência, mas o meu conselho é: permita-se! Permita-se participar de um evento como esse, permita-se sair da zona de conforto e se sentir vulnerável, busque aprender a trabalhar em equipe e tentar mudar o mundo por meio de ideias. O SW me ensinou que, muito mais que criar um negócio, o importante na vida é entender as pessoas, as emoções e trabalhar diariamente para criar um mundo mais próspero!

Por fim, agradeço a todos que nos auxiliaram nessa experiência incrível, que reflete em todas as áreas da minha vida 🙂

Vocabulário, sugestões e links:

Pitch: é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas.

Pivotar: o termo é derivado do inglês to pivot (“mudar” ou “girar”) e designa uma mudança radical no rumo do negócio.

MVP: é a sigla de Minimum Viable Product e significa produto mínimo viável. É uma prática que consiste em lançar um novo produto ou serviço com o menor investimento possível, para testar o negócio antes de aportar grandes investimentos.

https://www.techstars.com/

https://startupweekend.org/

Livro: Startup Enxuta (The Lean Startup) – RIES, Eric.

Thaís Consiglio

Acompanhe minha jornada no Instagram e LinkedIn. Com mais de 10 anos de trajetória profissional, comecei no Direito com destaques nas áreas de Direito Civil, Empresarial e Regulatório. Hoje, meu foco está na atuação estratégica e inovadora no mundo corporativo, onde utilizo minha experiência para direcionar negócios, tomar decisões eficazes e liderar equipes. Meu propósito é construir ambientes de crescimento, respeito e valorização, impactando positivamente tanto pessoas quanto negócios.


Share: